Produtos » Business Intelligence

Características

Fontes de dados externas

O Consultor's BI permite ao usuário acessar qualquer fonte de dados que possua suporte à tecnologia ODBC, desde os mais conceituados bancos de dados até arquivos texto. Existem muitas fonte de dados na empresa, partindo do ERP que é a espinha dorsal do sistema de informações, outros sistemas com seus bancos de dados, planilhas eletrônicas, páginas da internet, arquivos etc. O Consultor´s BI extrai estes dados unificando e centralizando no data warehouse do BI.

Preparação dos dados

O Consultor´s BI realiza o acesso nas fontes de dados externas através da tecnologia ODBC e extrai os dados para o data warehouse a partir de instruções SQL. Dessa forma o usuário pode tratar os dados antes de armazená-los no data warehouse, ou seja, corrige inconsistências, traduz termos técnicos de bancos de dados, gera novos dados para posterior análise e cruza as fontes de dados.

Data warehouse

Este é o banco de dados do Consultor´s BI. No data warehouse ficam armazenados todos os dados gerenciais da empresa, por isso, o acesso ao mesmo deve ser restrito. Este banco de dados é modelado pela própria empresa de acordo com os dados que se deseja armazenar para após realizar análises.

Ferramentas de análise

Após o acesso às fontes de dados, extrair os dados, tratá-los e armazená-los no data warehouse, a empresa dispõe, com o uso do Consultor´s BI, de poderosas ferramentas para analisar os dados e disponibilizar aos gestores informações estratégicas gerando conhecimento organizacional. Abaixo seguem algumas características principais de cada ferramenta:

O Consultor´s BI possui a ferramenta Report que torna o trabalho de criação de relatórios muito mais fácil e prático, pois foi desenvolvida para que o usuário possa modificar e criar relatórios de acordo com as suas necessidades. Com o Report o gestor possui informações estratégicas de forma personalizada, onde só o que interessa é gerado, sem perder tempo com informações irrelevantes. Possui recurso de drill-down onde pode-se partir de uma informação macro e detalhar a mesma até o dado mais granular.

A ferramenta Chart fornece aos usuários uma diversidade de opções para análise de dados de forma gráfica. O usuário possui um acompanhamento diário de seus indicadores visualizados em gráficos.

O Consultor´s BI possui integração com as principais planilhas eletrônicas existentes no mercado como o Microsoft Office Excel e o Open Office Calc. Caso o usuário prefira trabalhar com essas planilhas eletrônicas para fazer algum tipo de análise, o BI pode alimentar a planilha com os dados granulares a partir das fontes de dados da empresa. O BI também pode extrair dados ou informações armazenadas em planilhas para o data warehouse, permitindo o cruzamento das planilhas com o banco de dados. Por exemplo: na planilha eletrônica são informados os objetivos de vendas por vendedor, o Consultor´s BI extrai essa informação da planilha e compara com o realizado a partir dos dados de vendas do banco de dados.

Os gestores devem por diversas vezes tomar decisões semi-estruturadas e não estruturadas, ou seja, decisões onde não há uma forma padronizada de solução. Para tomar essas decisões torna-se necessário informações externas à organização e a internet é um grande fonte de informações. Dessa forma, o Consultor´s BI permite o cadastro dos sites relevantes para o processo decisório, tornando o acesso rápido.

Análises OLAP (Online Analytical Processing) fornecem para os gestores um método de acessar, visualizar, e analisar dados corporativos com alta flexibilidade e performance, gerando informações dinâmicas. Os dados são sumarizados e vistos com a idéia de um cubo, conforme se gira as partes do cubo visualiza-se uma informação diferente. A análise parte de uma informação macro, total de vendas no país por exemplo, e o usuário vai detalhando a mesma até chegar no dado mais granular, como por exemplo as vendas por país » região » estado » cidade » bairro » rua » estabelecimento » prateleira » produto » cliente.